Banner - LCN

Banner - FECEAL 2017

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Relato do Seminário Para Compreender a Metodologia do Trabalho Científico

       Em 12 de junho de 2015 o Laboratório de Ciências da Natureza -  LCN, em parceria com o Laboratório de Linguagem e Matemática - LLM iniciou o Seminário: Para Compreender a Metodologia do Trabalho Científico. 
       O objetivo do seminário é auxiliar professores de Ciências da Natureza no desenvolvimento de projetos de pesquisa com os estudantes para participação em feiras de ciências locais, regionais e estaduais como a FECEAL (Feira de Ciências do Estado de Alagoas - http://feceal.blogspot.com.br/  e http://www.facebook.com/Feceal.see.al ).
       O seminário foi dividido em três módulos que ocorreram nos dias 12 de junho, 17 de julho e 14 de agosto deste ano, perfazendo um total de 40 horas, sendo 12 horas nos três encontros e 28 horas nos momentos não presenciais.
       Ministrou os seminários a Professora Ma. Cristiane Gomes de Souza, doutoranda em linguística com experiência na área de ensino e pesquisa.
        Cada módulo teve suas temáticas e ao final uma avaliação feita pelos participantes.
       Módulo 01: etapas de um método científico, documentos científicos e ABNT - uniformização da Norma. 
Seminário-Metodologia-módulo 01-Cecite-12/junho/2015
     Módulo 02: o trabalho científico, elementos necessários para o projeto de pesquisa e artigo científico.
Seminário-Metodologia-módulo 02-Cecite-17/julho/2015
       Módulo 03: Elementos para construção de Pôster, apresentação de trabalhos científicos e tema de pesquisa.
Seminário-Metodologia-módulo 03-Cecite-14/agosto/2015
       Entre um módulo e outro os participantes tiveram que aplicar os conhecimentos em suas escolas realizando um projeto de pesquisa, preparando um pôster científico e um artigo para publicação em revistas científicas como a RAEC (Revista Alagoana de Ensino de Ciências - http://revistaalagoanadeensinodecienciass.blogspot.com.br).
        O encerramento com entrega dos certificados ocorreu na manhã de 08 de outubro de 2015 no auditório do Cecite. Tivemos um total de 37 participantes sendo que 19 fizeram apenas um dos módulos, 09 fizeram dois módulos e apenas 09 participaram de todos as etapas.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário